Com os 7 passos para sua gráfica decolar você vai ver como é possível com atitudes simples ter muito resultado.

Criamos esse post “Os 7 passos para sua gráfica decolar” porque sabemos que o brasileiro é mesmo um batalhador nato e como na publicidade, “…Não Desiste Nunca.”. Isso na verdade está relacionado ao fato de muitos ainda  srem de uma geração que não viu o país tão propicio para empreender como agora.
Parte foi possível pela internet que conseguiu disseminar nossa cultura e aproveitar conhecimentos que trafegam de outras culturas. Assim com o lado criativo nosso podemos aproveitar tudo isso e formar o caldo necessário para criar e inovar em nossos negócios.

Mas sabemos que só a garra e a criatividade nem sempre são o suficiente para que nossa gráfica possa crescer como planejamos. É preciso saber muitas disciplinas que nós também não estamos assim tão acostumados, salvos algumas excessões. Como não fugi a regra o meu caso é esse. O sonho é grande, tenho garra mas sou falho em muitas disciplinas tais como administrativo, financeiro, marketing e outras coisas que precisamos saber.

Abaixo quero compartilhar 7 passos que acho necessário para que sua gráfica possa decolar, serviu para minha empresa quando comecei e você que está começando com certeza irá fazer diferença se procurar entender e aplicar esses conceitos.

Vamos aos passos:

  1. Cerque se de pessoas capacitadas. 
  2. Planeje 5 anos e depois fatie em dias
  3. Tenha paixão pela qualidade do seu serviço sejam pequenos ou grandes
  4. Você vai crescer, mas continue pequeno
  5. Inove mas o mesmo
  6. Procure gastar menos e produzir mais
  7. Voce vai errar, mas tem que aprender a insistir

1 – Cerque se de pessoas capacitadas

Quando iniciamos um negócio sempre precisaremos estar com pessoas que vão nos ajudar nesse caminho. Afinal é impossível crescer sozinho. E ai começa a venda do sonho para um a segunda pessoa que as vezes se empolga com você, mas não tem o mesmo objetivo que o seu. E ela pode até começar com você, porém como o objetivo dela é outro ela não vai dar o mesmo sangue, não vai se comprometer com o mesma garra que você. Isso pode frustra-lo, mas lembre o problema não é dela, o problema é seu, pois você insistiu para ela estar lá.

Fazemos isso com parentes e amigos pois achamos que isso vai facilitar a vida, devida a proximidade que temos com elas. Não se iluda, procure pessoas que realmente você sinta que tem as qualidades que você precisa e está comprometida com o seu plano. Isso deve ser feito com tempo e muito cuidado. Vale também se você for contratar funcionários a idéia é a mesma. Não é fácil, mas é simples de fazer.

2 – Planeje 5 anos a frente e depois fatie em dias

Outra habilidade que devemos desenvolver é o Planejamento. Geralmente vamos fazendo as coisas por instinto, ou porque achamos que temos o controle de tudo e planejar se torna árduo ou pesado e é uma tarefa que procrastinamos (deixamos pra depois). infelizmente só vamos ver o resultado muito tempo ou anos depois, o mais provável é que chegaremos em um ponto que não gostaríamos de estar. Então o planejamento é com certeza fundamental para que possamos ter um mapa de onde queremos ir.

Faça os planos para pelo menos 5 anos. Depois divida em ano por ano o que será feito, depois em meses, semanas e deixe bem claro as tarefas que vai executar dia a dia para atingir o objetivo. É lógico que nem todo planejamento vai ser 100% exato, mas garanto a você que você vai chegar muito mais próximo ao X do mapa do que se não tivesse feito o planejamento. Ou pode chegar ao X muito mais rápido que pensava.

3 – Tenha paixão pela qualidade do seu serviço, pequenos ou grandes

Uma das coisas que fizeram você empreender foi que você sabia que podia fazer melhor, e que seus clientes poderiam gostar de seus serviços e produtos e isso te levou a querer melhorar e a pesquisar melhores formas de fazer. Inclusive te trouxe até este artigo, você quer melhorar. Pois bem essa paixão tem que estar sempre com você, você deve ter verdadeira paixão pela qualidade dos seu serviços e produtos.

Sejam eles um cartão de visita ou um catálogo com laminação, hot stamping e verniz reserva. Ou um banner simples para um aluno de faculdade, bem como para uma exposição no melhor shopping da cidade. Tudo tem que ter a mesma paixão, ela deve transparecer em seus produtos e seus colaboradores devem sentir que devem fazer o mesmo.

4 – Você vai crescer, mas continue pequeno

Quando iniciamos um namoro sempre damos atenção, elogiamos, damos presentes e tentamos agradar de todas as formas. Mas com o passar do tempo quando já estamos com a pessoa negligenciamos esses detalhes que fizeram diferença na conquista e o namoro pode gerar os pequenos atritos e até o rompimento dele. Ao prospectarmos um cliente é parecido. No início, tratamos eles muito bem, cuidamos do serviço pessoalmente, olhamos cada detalhe cada ponto e corremos para que o prazo seja cumprido a risca.

Mas quando crescemos um pouco, e quantidade de clientes também cresce, vamos deixando algumas coisas de lado como a gentileza, os prazos, e começamos a escolher os serviços que vamos executar. Já ouvi consultor renomado me dizer que eu deveria selecionar minha carteira e só atender clientes que gastassem pelo menos um valor X. Por experiência própria: dê um jeito, mude seu espaço, contrate mais gente, treine as pessoas, trabalhe mais tarde mas atenda todo mundo.

E faça com que as pessoas que trabalhem com você faça o mesmo. Nao existe essa de você cresceu tem que filtrar sua carteira. Se você cresceu foi graças a esses mesmo clientes que hoje você está querendo ignorar. Garanto a você se você abandoná-los alguém vai adotar e você vai começar a ruir seu negócio.

5  – Inove mais o mesmo

Muita gente pensa que não pode inovar coisas que já existem. Que inovação é algo totalmente novo. Garanto a você que copiar e melhorar é mais inovador que muita inovação que ninguém chegou a saber porque não tinha nenhuma utilidade. Por isso algo que você já conheça e que muita gente usa é mais fácil inovar porque você vai saber exatamente o que tem que melhorar. Ouvir a necessidade das pessoas é um bom recurso para inovar algo.

Você detecta o problema e vai atras da solução. Se ainda acha que inovar tem que ser novo, saiba que a Microsoft criou o tablet 10 anos antes da Apple e a Apple é conhecida como símbolo de inovação. Então não subestime o inovar o mesmo.

6 – Procure gastar menos e produzir mais

Esse um desafio constante em seu negócio. E parece que estamos falando do Departamento Financeiro, mas não é. A paixão pela excelência vai fazer você chegar nos números necessários para ter um excelente produto ou serviço e a um custo menor que o do seu concorrente. Mas não fique se comparando, isso vai acontecer naturalmente, hoje você faz o melhor que pode fazer e tem que acreditar nisso. Só assim vai evoluir para o próximo nível.

7 – Você vai errar, mas tem que aprender a insistir

A frase: “Não importa quantas vezes você vai cais, mas sim o quão rápido vai levantar.” cabe nesse item. Pois bem todos estamos sujeitos a errar, mas consertar o mais rápido possível, corrigir o plano e seguir em frente vai te dizer no futuro o quanto valeu a pena todos os tombos. Mas não se iluda é preciso corrigir e seguir em frente, continuar insistindo no mesmo erro significa que não aprendeu ainda.

Siga seus instintos e leia muito sobre as pessoas que você acha que são exemplos. Isso vai te ajudar a manter se no foco do seu sonho e vai te dar energia para aqueles momentos que sentimos fraqueza.

Mas nunca esqueça do seu sonho, é ele que vai te mostrar os caminhos necessários para chegar onde você quer.