Muitas gente ainda não consegue determinar ao certo o que é Comunicação Visual, por vários fatores tais como área de atuação, campo de estudo ou mesmo uma definição de conceito.

Para ser mais exato eu vou definir; A Comunicação Visual nada mais é que o campo de atuação dos profissionais de Sinalização Visual. É  a área profissional onde se produz placas, banners, fachadas, outdoors, displays, adesivos, personalização de veículos para frotas, etc…

O que sempre se confunde é que as agências ou profissionais de comunicação,  acadêmicos, estudantes de publicidade, marketing e outras áreas parecidas, colocam a Comunicação Visual como uma campo de estudo do design parecido com o da “Identidade Visual”. Então por falta de uma autoridade na área fazer uma definição mais lógica fica essa indefinição colocando a área de atuação como conceito ou campo de estudo.

Apesar da área de comunicação em geral ser muito abrangente, não há nada que descaracterize ou defina o ramo da Comunicação Visual, aliás uma atividade hoje que merece muito respeito pois o mercado nem sempre consegue absorver a maioria dos bons profissionais que se propõe  a desenvolver essa atividade. Há também um termo em inglês que define o profissional dessa área chamado de Sign Maker, muito utilizado em feiras e em comércios especializados.

A Comunicação Visual sofreu uma revolução em 20 anos no Brasil, pois com a entrada dos softwares, das impressoras e materiais, mudou se completamente como o profissional atua. Houve um tempo em que o profissional Pintor Letrista era o que personalizava a área, que aos poucos foi sendo substituído pelos computadores e Plotters que conseguem produzir com muito mais eficiência e rapidez o produto da comunicacão visual, tornado a prática do Pintor Letrista quase que obsoleta. Ainda restam alguns poucos que sobrevivem a revolução da tecnologia, mais com certeza ficarão para a história, ou como uma forma de arte que era por muitos considerada, devido a habilidade que o Pintor deveria ter para reproduzir as mesmas peças.

Durante muito tempo, eu atuei como Pintor Letrista, trabalhava em um cargo cobiçado por esses artistas na empresa Sorocaba Refrescos uma franquia da Coca-Cola. Por muito tempo fui um dos responsáveis pela maioria dos alusivos publicitários que eram produzidos para levar o nome do refrigerante mais popular do mundo. Mas logo depois resolvi empreender e abrir minha própria empresa de Comunicação Visual em Sorocaba – SP, onde fui aos poucos fazendo uma transição um pouco dolorosa pela mudança radical no modo de atuar e muito excitante pelos novos conhecimentos e meios de convergência proporcionados pela tecnologia.

Independente da definição, costumo chamar a Comunicação Visual de arte, é uma manifestação humana de ordem estética, de comunicação e expressa uma idéia objetivando uma obra.