Gráficas, porquê 90% delas fecham antes dos 5 anos?

Home/Gráfica Offset, Gráfico Empreendedor, Série Minha Gráfica em Casa/Gráficas, porquê 90% delas fecham antes dos 5 anos?

Gráficas, porquê 90% delas fecham antes dos 5 anos?

Gráficas : O que leva 90% delas a fecharem antes dos 5 anos de vida?

Abrir um negócio próprio não é fácil para ninguém, todas as pessoas que abrem seu próprio negócio enfrentam vários problemas e riscos, mas nunca sabemos se teremos sucesso ou não se não tentarmos hoje no Brasil a maior parte da população já é dona de seu próprio negocio seja ele físico ou online.

Mas infelizmente todo ano milhares desses negócios fecham as portas, motivado por vários fatores, em media nos dias atuais a cada 100 empresas 49 fecham as portas dentro de 3 a 5 anos, período esse que era para a empresa já esta evoluindo.

A maioria das empresas que fecham as portas são aquelas de pequeno porte, mas que tinha em seu quadro de funcionários cerca de 9 a 10 funcionários assalariados. Infelizmente fechar as portas tem sido uma atitude comum entre as empresas. Para quem trabalha com gráfica a porta tem sido um pouco mais estreita.

Muitos profissionais começam com seu próprio negócio na área gráfica alguns até obtém resultados satisfatórios, outros desistem antes de completar 3 anos de mercado, e por outras duram cerca de 5 anos e depois também fecham as portas, mas por que isso acontece?

A resposta não é tão simples, pois existem vários fatores que impedem uma gráfica de operar após os 5 anos e na maioria das vezes leva a empresa a fechar as portas, no entanto esses fatores na maioria das vezes não são considerados importantes pelos os donos das gráficas.

Como você sabe o setor gráfico é um dos setores que mais cresce no mundo, também é um dos setores que possui um investimento inicial muito alto, mas também possui um retorno agradável ao bolso do empresário dono de uma gráfica, é claro que para isso existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração em uma gráfica.

Mas por que as gráficas fecham as portas antes dos 5 anos? Para essa pergunta existem varias respostas, então veja agora o porquê isso acontece com 90% das gráficas.

Plano de Negócios para Gráfica

Plano de Negócios para Gráfica

  • Qualidade dos serviços e produtos:

    Se você não sabe a qualidade de um produto ou serviço pode fazer qualquer empresa fechar as portas, inclusive uma gráfica, por isso na hora de montar uma gráfica veja se você pode e tem condições de oferecer um produto de qualidade aos seus clientes. Se você fornecer serviços e produtos de baixa qualidade para seus clientes com certezas eles ficaram insatisfeito, e não mais voltarão a fazer outros trabalhos na gráfica, assim você perder mais um cliente.

  • Plano de negócios:

    Não realizar um plano de negócios tem feito muitas gráficas fecharem as portas antes mesmo de começarem a ter retorno, isso não é novidade, mas é outro fator preocupante, uma pesquisa do SEBRAE revela que cerca de 70% dos empreendedores não realiza um plano de negócios, e acaba entrando para o ramo gráfico com uma venda nos olhos, gráficas abertas sem um plano de negocio fecham as portas em torno de 3 a 5 anos.

  • Mão de obra qualificada e conhecimento:

    Conhecer sobre o ramo em que se pretende trabalhar é o caminho para o sucesso de seus negócios, para montar uma gráfica você deve entender do assunto, por isso é recomendado fazer cursos e treinamentos antes de montar uma gráfica, além disso, contratar mão de obra qualificada é o que faz manter seus negócios de pé. Não ter conhecimento sobre uma gráfica, e não ter profissionais qualificados trabalhando com você pode ser seu fim como empreendedor.

  • Reinvestimentos:

    Todo negócio em sua fase inicial precisa ter reinvestimentos, ou seja, para você que tem uma gráfica o correto é pegar o valor que você está ganhando e investir em matérias de qualidade em melhorias, até que sua gráfica esteja funcionando 100%.

 

Assim você poderá proporcionar aos seus clientes mais qualidade em seus produtos e serviços prestados.

É possível perceber que não só as gráficas que fecham as portas antes de completarem 5 anos mas a maioria das outras empresas, no entanto isso acontece com aas gráficas devido aos fatores citados acima, que na maioria das vezes não é levado em consideração pelo o dono da gráfica.

By | 2017-04-04T12:21:33+00:00 dezembro 21st, 2015|Categories: Gráfica Offset, Gráfico Empreendedor, Série Minha Gráfica em Casa|2 Comments

Sobre o Autor:

2 Comentários

  1. ALEX DAMACENA RODRIGUES 18 de outubro de 2016 at 12:42 - Reply

    OLÁ BOA TARDE.MEU NOME É DAMACENA,SOU DA CIDADE DE SÃO MATEUS ES,ACABEI DE LER SEU ARTIGO E ESTOU CIENTE QUE ESTE TEXTO PARECE TER SIDO DIRECIONADO PARA MINHA GRÁFICA.POIS BEM,EU ATINGIR O QUINTO ANO DE ATIVIDADE EM MINHA EMPRESA E ATÉ HOJE TENHO MUITA DIFICULDADE NA MINHA GESTÃO.NÃO TENHO CONTROLE CORRETO DE MEUS CUSTOS,PLANO DE VENDAS,RELATÓRIOS ,ETC.TRABALHO COM CLIENTES QUE VEM EM MINHA PORTA,NÃO CONSIGO ME LIVRAR DA PRODUÇÃO,SE FICO UMA TARDE FORA DA EMPRESA,PARECE QUE ELA NÃO ANDA,TENHO BONS FUNCIONÁRIOS,TODOS ELES TREINADOS POR MIM ENQUANTO EU ERA ENCARREGADO DE PRODUÇÃO EM OUTRA EMPRESA.ESSA EMPRESA FECHOU E EU RESOLVI ABRIR UMA NO LUGAR DELA,POIS TINHA ALGUMA BAGAGEM E CONHECIMENTO.COMECEI UM CURSO DE GERENCIAMENTO EMPRESARIAL MAS ESTOU QUERENDO DESISTIR DELE PELO SIMPLES FATO DE CORTAR CUSTOS,POIS O QUE PAGO NELE POR MES DARIA PARA PAGAR UM FUNIONÃRIO.EM FIM PRECISO DE ORIENTAÇÃO,DIRECIONAMENTO,UMA LUZ PARA QUE EU POSSA CONTINUAR COM MINHA EMPRESA PORQUE SENÃO EU VOU VIRAR ESTATÍSTICA.GRANDE ABRAÇO . DAMACENA

  2. Felipe 9 de maio de 2017 at 19:20 - Reply

    Muito interessante o artigo.

    Meu pai possui uma gráfica em Blumenau, a Gráfica Digital GrafiPoint – http://www.grafipoint.com.br e aqui vemos que o mercado é bom, isso contribuiu para que esse mercado continue, porém com muita inovação e qualidade no atendimento.

    Abraços,

Deixe um comentário