Fazer um site para minha empresa. Considerações:

Para fazer um site ou qualquer projeto que envolva um website você deve considerar: Qual seria o objetivo principal do meu site? É um site institucional, é um loja virtual, é uma página de vendas?

Tecnicamente são todas as mesmas coisas, mas cada uma delas é pensado de forma diferente na construção, pois demandam conhecimento de Business Inteligence e técnicas de conversão na internet.

Um site institucional tem a finalidade de apresentar a empresa no mundo virtual tal como ela é física ou da melhor maneira possível, fazendo com que o internauta perceba a estrutura ou a confiança que ela quer transmitir.

Já uma página de vendas é totalmente voltada para vender determinado serviço ou produto. Cada palavra ou imagem é pensado de forma que o visitante seja convertido em um cliente do serviço ou produto apresentado.

Cada uma deles é desenhado com formatos e estruturas diferentes objetivando uma ação específica do visitante para poder atingir um determinado resultado.

Que tipo de tecnologia vai usar para que esses objetivos definidos sejam atingidos. Isso é uma ciência e não feita por amadores, principalmente dos dias atuais onde todo consumidor busca a primeira informação pesquisando nos buscadores para poder ter referências e cercar-se de informações antes de tomar uma decisão de compra.

Nesse caso seu site não pode ser feito por um sobrinho ou por um amigo que gosta de fuçar e resolveu fazer uma grana criando “websites”.

Então o que devemos considerar na hora de contratar para fazer um site?

Bom acredito que a primeira coisa a considerar para fazer um site, é quanto você tem de verba para esse objetivo. Assim você pode ter o melhor serviço baseado no seu orçamento. Isso quer dizer que quanto mais eu vestir mais eu vou ter um site eficiente?

Não funciona assim, porque nem sempre o valor está preço, mas nos profissionais envolvidos. Mas se lear em consideração que você está contratando uma empresa que tem bons profissionais e sabem o que estão fazendo, o budget que você tem para a finalidade deve sim ser considerado.

Isso permite a empresa contratada analise quanto tempo e qual a estratégia serão usadas para otimizar os resultados esperados.

Um exemplo: Imagine que você tem uma empresa que vende planos de telefonia dessas operadoras tais como Vivo, Claro, Tim entre outras, imagine que você tem um budget de R$ 3500,00 para fazer esse site.

Para não ficar tomando o tempo dos criativos e dos brainstorms, o valor ja determinaria o tipo de tecnologia, e as horas que poderia ser empregadas no projeto.

Pois não adiantaria querer criar um aplicativo onde você escolhe os seus minutos, a quantidade de smartphones e a banda de internet direto na tela e ai o usuário já saberia exatamente quanto pagaria, e só entraria em contato com o consultor para o fechamento.

Isso seria muito bom, mas inviável no orçamento. Seria melhor pensar em uma Landing Page com formulários focados em conversão, e usar teste AB para ver qual cor ou imagem converte mais em Leads ou Prospects.

Como avalio a agência quando não conheço?

  • Como todo negócio, cada empresa gera uma reputação dentro do mercado. e hoje com a internet é bem fácil tirar dúvidas com clientes que já usaram o serviço.
  • Use as redes sociais, para ver como ela se comporta e como se apresenta para o mercado.
  • Peça referência de serviços da própria agência e compare com as referências que você tirou com o cliente.
  • Avalie o preço cobrado. É consistente com o valor de mercado. Com esse valor ele pode entregar seu serviço ou está muito barato. Ja vi casos em que o valor que a empresa cobrava não cobria os custos operacionais da agência, resultado; Serviços incompletos, demora na entrega  (quando entregava) e não tinha padrão de qualidade (cliente dependia da sorte).
  • Ao contrario também deve ser avaliado, cobrar muito pode ser desperdício de dinheiro, certifique o que está sendo entregue para garantir que não está só pagando mais caro. Coisa que podem ser avaliadas; Qualidade do design, estrutura de servidores, suporte e qualificação da equipe.
  • Um site deve ter quatro área de conhecimento específico: Design, Conversão, Desenvolvimento e SEO,  e uma agência tem que ter todos eles, dificilmente você vai encontrar um profissional com essas 4 áreas dominadas. Eu pelo menos em 20 anos de desenvolvimento na internet não vi nenhum que seja bom em todos.
  • Veja se a agência oferece serviços de Marketing Digital, tais como automação de marketing, funil de vendas, e inbound marketing isso vai ajudar muito na hora de utilizar os recursos para converter corretamente seus visitantes em clientes.

Como decidir por qual agência optar para fazer um site?

Após tomar todos os cuidados e certificar que a agência tem condições te fazer um site e de te atender corretamente, veja como funciona o atendimento e suporte. Afinal isso vai ser parte da sua empresa operando fora da sua casa, ou seja a confiança ter que ser mútua.

Trabalhar com quem não confiamos pode se tornar um engodo difícil de resolver, pois envolve duas empresas com atividades distintas mas que tem que trabalhar em conjunto para levar resultado para ambos os negócios, afinal essa é a razão desse tipo de atividade.

Conheça as pessoas que estarão diretamente envolvidas com você nesse projeto e participe o máximo que puder do escopo e do planejamento.

O suporte vai garantir que essa parceria dure pois todos esses projetos tendem a ter versões e updates tanto para melhorar a performance quanto para redefinir ou alinhar a estratégia. E iniciar o processo novamente pode ser doloroso para quem contrata.

No fim sempre podemos recomeçar, mas se houver sinergia e um ambiente colaborativo, mais ainda: Um ambiente inter-dependência, seu projeto pode decolar e alcançar seus objetivos muito rapidamente, isso a internet pode proporcionar e existem milhares de casos para comprovar todos os anos.

Se tiver alguma dúvida de como fazer um site pode deixar um comentário abaixo ou pode enviar nos um email para [email protected].

Até a próxima!