Impressora: Como escolher a ideal para sua gráfica

Home/Gráfica Offset, Gráfico Empreendedor, Série Minha Gráfica em Casa/Impressora: Como escolher a ideal para sua gráfica

Impressora: Como escolher a ideal para sua gráfica

Uma das dúvidas mais frequentes que vejo é sobre “Qual impressora devo comprar para minha gráfica”.

Essa é uma pergunta tão ampla que primeiro precisaríamos definir a questão em mais algumas perguntas tais como:

  1. Qual a finalidade da impressora?
  2. Estamos falando de impressão mecânica ou digital?
  3. Qual a demanda de impressão que ela terá?
  4. Qual o orçamento você tem para isso?

Existem uma gama grande de equipamentos no mercado para  aplicações diferentes, precisaríamos analisar tudo isso para depois começarmos analisar os equipamentos disponíveis para a aplicação desejada

Como no caso estamos falando de uma gráfica em casa a aplicação mais lógica para essa impressora seria para fazer impressões digitais e para pequenas tiragens tais como cartões, convites, folders e flyers. Pra isso vamos analisar os tipos de impressoras digitais disponíveis;

  • Impressoras lasers caseiras
  • Impressoras jato de tinta caseiras
  • Impressoras laser média aplicação
  • Impressoras jatos de tinta média aplicação

Impressoras lasers caseiras

As impressoras a laser consideradas caseiras são aquelas por definição usadas para pequenos trabalhos em casa e para tiragens sob demanda pequenas (Geralmente são vendidos em lojas de informática, papelarias, hipermercados e são geralmente vendidas em forma de multifuncionais). Por ser um impressora pequena e apesar de usar a tecnologia a laser e toners para impressão no papel, elas tem quatro desvantagens grandes:

  • Não conseguem produzir uma tiragem considerada pequena para o meio gráfico mas grande quando falamos dessa impressora.
  • Custo alto por impressão considerando o valor dos toners usados.
  • Tem limite para espessura do papel (170 a 210gr). Considerando que para cartão de visita o mínimo seria 250gr.
  • Não possui resistência a consumíveis (peças e engrenagens que são trocadas periodicamente pelo desgaste).

Sem contar que ela não consegue manter uma constância e equilíbrio nas cores para impressão e sua impressão não tem uma qualidade excelente para você poder concorrer com outras gráficas.

Com isso podemos concluir que se você comprar esse tipo de impressoras poderá não ter o resultado que deseja e não vai conseguir competir com outra gráfica que tenha esse equipamento.

Impressoras jato de tinta caseiras

Bom essa impressora também tem as mesmas características da impressora a laser. A diferença é que a tecnologia de impressão é a jato de tinta e utiliza tintas liquidas e não pó como as de tecnologia laser.

Dentro de todas as desvantagens que ela tem em relação a laser uma agrava mais ainda, pois ela utiliza tinta a base de água, e só pode imprimir papel que absorva essa tinta, se precisar imprimir num papel  brilhante, teria que comprar um papel chamado Glossy Paper (ou papel fotográfico) com a superfície preparada para absorver essa tinta. Isso encarece o produto final pois esses papéis são bem caros comprado as folhas comuns de couchê brilho.

Outra coisa que pode afetar seu material é que se ele ficar exposto ao sol ele vai ficar amarelado em muito menos tempo que o impresso no couchê a laser e ode soltar a tinta caso qualquer umidade atinja o papel.

Não preciso falar quais seriam seus problemas caso quisesse utilizar essa impressora.

Impressoras laser média aplicação

As impressoras a laser de média aplicação eu considero as que podem imprimir no formato A3 que é o dobro de uma folha de sulfite. Esse tamanho já ajuda a ter uma variedade maior de produtos que você pode fazer como folder com dobras e impressão mais parecidas com Offset, pois o fusor (rolo que fixa a imagem no papel) e o transferidor dessas impressoras já são bem preparadas para esse tipo impressão. Elas permitem impressão de papel de gramatura acima de 250gr podendo chegar a 300gr algumas delas.

A tiragem depende do modelo mais já fica mais competitivo pois a impressão por A4 chega a custar entre R$ 0,25 a R$ 0,35 o que é muito bom para quem precisa desse custo baixo para poder faturar. Quando tiver um serviço onde você opte por fazer a laser pois o limite mínimo do offset fica o custo da digital ou a pressa do cliente faça optar pela digital então você teria uma boa margem para negociar esse trabalho.

Dentre essas impressoras destaco as da HP LaserJet Enterprise M680F CZ249A, Konica Minolta Linha C400 e a Ricoh Linha MP C2551.

Com qualquer uma delas você vai ter segurança na hora de oferecer o seu serviço para qualquer cliente. Pois todas elas tem uma qualidade boa de impressão e um custo compatível com o mercado.

Impressoras jatos de tinta média aplicação

Por último deixamos essa impressora, que de nada muda em relação a sua irmã menor caseira, se sua aplicação não for bem específica que exija uma medida maior não há necessidade de comprar essa impressora, gerlamente ela é usada para impressão em papel sublimático para transferencia em camisetas ou tecidos. A impressão sublimática também é um mercado interessante e essa impressora é uma boa opção para esse tipo de trabalho.

Porém para trabalhos promocionais e materiais de marketing não é recomendado pois a impressão é a base de água e já vimos acima que não adianta imprimir em folhas maiores se a impressão ainda continua sendo liquida.

A outras opções também que são as plotters de impressão que fazem impressão de plantas e projetos de engenharia, que também é um mercado. Porém é um nicho bem específico e teria que concorrer com muitos que já estão estabelecidos e a clientela já está acostumada.

 

Conclusões:

Se você tem necessidade de comprar uma impressora para sua gráfica e deseja começar de forma competitiva a melhor escolha seria  Impressoras laser média aplicação sem dúvida.

Mas antes de comprar veja e reveja qual sua real necessidade. Pois as vezes podemos utilizar o mesmo recurso para capitalizar ou melhorar outras área que trazem mais retorno do que comprar uma impressora.

No nosso curso de Gráfica & Sign 3.0 para conhecer Clique Aqui abordamos esses e outros assuntos que podem auxiliar na sua tomada de decisão pois colocamos várias fontes de receitas que uma gráfica tem e como decidir se vale ou não a pena investir em algum determinado equipamento.

No curso também você aprende a como elaborar um projeto para seu negócio atual e como criar um plano de negócio a partir do zero.

No mais é isso. Caso queira deixar seu comentário abaixo termos imenso prazer em respondê-lo.

 

Sobre o Autor:

4 Comentários

  1. Guilherme 16 de agosto de 2016 at 20:57 - Reply

    Boa noite amigo, primeiramente parabéns pelo belo trabalho em compartilhar seus conhecimentos conosco! Eu tenho em minha gráfica um hp pro x476 com tinta pigmentada muita boa e uma ricoh 2050 novinha tb eu quero começar a oferecer folders flyers em menores tiragens do que é oferecido em gráficas grandes com isso terceriso tiragens grandes e faço tiragens pequenas, mas tenho tido dificuldade em colocar preço no serviço, gostaria de saber se vc cobra para fazer artes desses folders ou ja imbuti no serviço?

    • admin 11 de janeiro de 2017 at 11:02 - Reply

      Olá Guilherme! Obrigado por comentar o post! Na verdade cobrar ou não, é uma decisão sua. Isso porque você tem que ver se vale ou não a pena fazer arte de graça. Em minha empresa eu geralmente cobro as artes, uma porque fica mais fácil de dimensionar o custo, do que embutir no custo do material e depois ter que ficar explicando o custo maior. Quando o cliente não está atrás de preço isso pode até embutir o valor, mas quando o cliente está em busca de preço especificamente eu coloco valor em tudo que for ocupar tempo e disponibilidade de equipamentos. Assim quando ele for comparar preço com o concorrente vou ter que mostrar a ele o serviço que eu estou entregando e quanto custa cada um! Conseguiu entender?

  2. Toner Eco 28 de dezembro de 2016 at 12:59 - Reply

    Bom dia, acho que uma grafica pode alinha suas impressoras de acordo com os trabalhos a serem feitos, de acordo com qualidade ou rendimento. o ideal é tem uma laser economica e uma jato de tinta de qualidade.

    • admin 11 de janeiro de 2017 at 11:02 - Reply

      É isso ai. Obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário